Trabalhar a mentalidade para atingir alto desempenho

Damiana Fernandes
|
19/9/25

Acredito genuinamente que qualquer profissional de saúde oral que leia este artigo aspire a ser um profissional de alto desempenho, de outra forma não faria a escolha de investir um pouco do seu tempo precioso (oque desde já agradeço) a ler um artigo de blog num site destinado a profissionais da área quando o mundo atual oferece tantas outras distrações possíveis.

E o que é que diferencia um profissional de alto desempenho na área da Medicina Dentária dos restantes? O facto de estar disposto a fazer mais doque a média e de efetivamente o fazer, o que lhe permite atingir resultados que o fazem sobressair dos demais. Apesar do alto desempenho se basear no resultado de ações, ele tem como alicerce a mentalidade do profissional.

Gosto de explicar esta mentalidade como a capacidade de gerir de forma inteligente tanto os pensamentos como as emoções, pois é esta combinação que permite orientar as ações de forma eficaz para o alcance de objetivos. Consequentemente, é na consolidação deste alicerce que se deve iniciar o percurso para o alto desempenho. Sugiro, de seguida, alguns pontos que pode trabalhar para desenvolver uma mentalidade de alto desempenho.

  1. Preste atenção àquilo em que acredita. Se acredita que não consegue mudar, evoluir ou crescer enquanto profissional está a traçar o fracasso rumo a um desempenho que o distinga dos demais. Se acredita que só vai longe quem tem talento ou que para alguns é mais fácil e que é isso que dita o seu sucesso, então saiba que está a informar o seu cérebro de que não vale a pena investir esforço ou energia para atingir resultados que lhe parecem difíceis ou desafiantes. Aquilo em que acredita influencia o seu desempenho e até a sua saúde física. Baseado nas evidências disto foi criada na década de 60 a terapia cognitiva, pelo psiquiatra Aaron Beck, uma das terapias mais eficazes jamais desenvolvidas.
  2. A aprendizagem contínua é fundamental, mas sem prática e treino não vai longe. Aliás, a aprendizagem contínua ao longo da vida tem sido apontada como um dos fatores que mais impacto tem ao nível da felicidade e bem-estar. Em Medicina Dentária, ela permite que o profissional se mantenha atualizado e acompanhe a evolução da ciência e baseie a sua prática clínica nas evidências científicas. Ainda assim, o alto desempenho traduz-se pelos resultados atingidos, o que não existe sem ação, sem se colocar em prática a aprendizagem ou o conhecimento. Não basta que leia livros ou que frequente cursos sobre implantologia para que seja especialista nessa área, por exemplo. As horas de prática e toda a sabedoria que daí advém são fundamentais para a maestria.
  3. Uma vez em ação, receba e agradeça feedback. O feedback é fundamental para nos trazer outras perspectivas sobre o nosso desempenho, mostram muitas vezes pontos que podemos melhorar e, com isso, crescer como profissionais. Cultivar gratidão por quem investe o seu tempo e que nos valoriza ao ponto de nos oferecer a sua perspetiva, independentemente do seu teor, deve ser prática comum. Com o feedback recebemos informações para as quais, muitas vezes, nos encontramos cegos devido, por exemplo, aos nossos vieses cognitivos. Neste ponto saliento sempre a importância de se saber filtrar a fonte, o seu estado emocional e o conteúdo do feedback. E isto liga ao ponto seguinte.
  4. Aprenda a lidar com emoções desagradáveis e com o erro. Gerir as emoções de valência negativa (como a frustração, a desilusão, a irritação ou a raiva) no decurso da prática clínica é fundamental para que sejamos consistentes ao nível da ação. Pode olhar para os resultados com foco no negativo e como forma de reforçar crenças negativas sobre as suas capacidades ou, pelo contrário, olhar com curiosidade e como forma de aprendizagem para se ir mais longe da vez seguinte sem pensar em desistir. Esta última forma de encarar os desafios caracteriza a mentalidade que permite atingir o alto desempenho.
  5. Por último, rodeie-se das pessoas certas. A atitude mental e o estado emocional de quem o rodeia são contagiosos. Certifique-se que se rodeia de pessoas que buscam o alto desempenho, que consideram o esforço útil, que olham para os problemas como fontes de aprendizagem, que o desafiam a ir mais longe e a ser melhor profissional e que celebram do seu lado quando atinge os seus objetivos.

Muitos dos profissionais com quem estabeleço contacto consideram que para atingir alto desempenho têm que estudar mais um pouco, garantir melhores condições externas ou fazer mais cursos. Quando olho para eles percebo que todo o potencial já existe, só é necessário acender a chama e trabalhar a sua mentalidade. Já trabalhas a tua?

Damiana Fernandes
|
19.9.25
Descobre outros artigos!