

Quando te sentires sobrecarregado/a, sem chão ou assoberbado/a, tenta integrar uma (ou todas) as seguintes práticas na tua rotina.
1.º Primeiro, respira fundo e profundamente. Respirar é a coisa mais natural que podemos fazer, mas a verdade é que muitos de nós não sabemos respirar fundo e profundamente — o tipo de respiração que se expande até ao abdómen e desencadeia a resposta de relaxamento. Experimenta seis a oito respirações profundas abdominais para te ajudar a relaxar e a reduzir o stress.
2.º Move o teu corpo suavemente. Começa a mexer-te. Conecta-te com o teu corpo e alonga. Lembra-te do seguinte: um estilo de vida ativo não significa necessariamente ir ao ginásio todos os dias. Se ouvirmos o nosso corpo e canalizarmos um pouco de energia para atividades físicas suaves, por exemplo alongar ou caminhar em atenção plena, acalmamos a nossa mente imediatamente e sentimo-nos mais conectados.
3.° Experimenta conduzir com atenção plena. Os nossos trajetos de carro, da clinica para casa ou vice versa, podem ser um ótimo momento para a desconexão e o piloto automático se infiltrar nos nossos cérebros e corpos. Muitos de nós já passámos pela experiência de conduzir pelos nossos locais habituais e chegar ao nosso destino sem fazer a mínima idéia de como lá chegámos. (Teletransporte, talvez?) Esta prática de trazer atenção ao conduzir pode ajudar-nos a permanecer presentes.
4.° Experimenta uma meditação body scan para um sono profundo. Por vezes é quando colocamos a cabeça na almofada ao fim do dia que a nossa mente começa cheia de pensamentos a rever o dia ou a antecipar o amanhã. Em vez disso, antes de ir para a cama tira alguns minutos para te focares e teres a certeza que tens uma noite de sono reparador. Se não tens nenhuma meditação body scan para ouvir, envia-me um email para mindfuldentistry@gmail.com e eu envio-te um audio.
Espero que encontres momentos para estar presente!
Um abraço,
Manuela
