8 questões para transformar um paciente em dois

Manuela Rodrigues
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13/4/25

Já paraste para pensar porque é que um paciente te recomenda (a ti ou à clinica onde trabalhas) a um familiar ou amigo?

É a capacidade de administrares uma anestesia de forma indolor?

Fazer uma destartarização respeitando o conforto e bem estar?

A clinica ser gerida de forma eficiente?

Embora tudo isto seja importante, a capacidade de “transformar” um paciente em dois através de referenciação "boca a boca" não se trata apenas de oferecer um serviço de excelência, mas de criar uma experiência tão impactante que os pacientes não podem deixar de a partilhar com os seus familiares e amigos.

No centro desta transformação está o poder de fazer boas perguntas e ouvir verdadeiramente as respostas.

Podes fazer isso acontecer com estas 8 questões:

1. Como posso tornar a sua visita mais confortável hoje?

Um paciente confortável é um paciente feliz. Pequenos gestos de cuidado, ajustar a cadeira, oferecer uma explicação detalhada do procedimento ou fornecer uma manta podem melhorar significativamente a sua experiência. Estes toques de atenção fazem com que os pacientes se sintam cuidados e podem levar a avaliações e recomendações positivas.

2. Quais são as suas principais preocupações em relação à sua saúde e à saúde dos seus dentes?

Abordar de frente preocupações específicas mostra que priorizas o seu bem-estar, promovendo a confiança e a lealdade. Esta questão permite adaptar o teu atendimento às necessidades de cada paciente, garantindo que este se sente ouvido e compreendido. Quando os pacientes percebem que as suas preocupações são a tua prioridade, é mais provável que se tornem leais.

3. Quais são os seus objetivos de medicina dentária/saúde oral para o próximo ano?

Ajudar os pacientes a definir e a atingir os seus objetivos dentários mantém-nos envolvidos e comprometidos com o seu plano de tratamento. Quer o objetivo seja manter a saúde oral, melhorar a estética ou resolver um problema específico, apoiá-los na concretização desses objetivos fortalece a relação e aumenta a fidelização.

4. Como se sente em relação à aparência do seu sorriso?

Abrir uma conversa sobre o sorriso pode gerar oportunidades de tratamentos estéticos, que muitas vezes resultam em elevada satisfação. Os pacientes que se orgulham do seu sorriso têm maior probabilidade de partilhar a sua experiência positiva com os outros, proporcionando um caminho natural para a referenciação.

5. Que dúvidas tem sobre o seu plano de tratamento?

Uma comunicação clara sobre os planos de tratamento transparência, reduzindo a ansiedade e aumentando a confiança. Quando os pacientes compreendem totalmente as opções e os passos do tratamento, sentem-se mais em controle e têm maior probabilidade de recomendar-te a outras pessoas.

6. O que faz para se divertir?

Construir uma ligação humana é um longo caminho. Quando os pacientes se sentem reconhecidos e valorizados enquanto indivíduos (e não como “mais um”), é mais provável que recomendem outras pessoas. Perguntar sobre passatempos ou interesses pode criar uma relação que faça com que os doentes se sintam confortáveis ​​e apreciados, transformando uma visita de rotina numa experiência agradável e personalizada.

7. Como foi a sua experiência hoje?

O feedback imediato permite resolver prontamente qualquer questão e reforça os aspetos positivos da visita, melhorando a percepção da experiência global. O feedback positivo serve para incentivo e motivação, enquanto o feedback construtivo pode ser utilizado para melhorar os serviços e mostrar aos pacientes que as suas opiniões são importantes.

8. Pergunta bónus: Formula a tua própria pergunta!

Elaborar uma pergunta que revele a tua personalidade pode ajudar a construir uma relação amigável. Sê tu. Dica: por vezes, um pouco de humor pode aliviar o ambiente e fazer com que os pacientes se sintam mais à vontade.

A minha pergunta para ti:

Que pergunta poderosa podes fazer aos teus pacientes para lhes mostrar que são verdadeiramente ouvidos e valorizados e inspirá-los a trazer familiares e amigos?

Manuela Rodrigues
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13.4.25
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