Já paraste para pensar porque é que um paciente te recomenda (a ti ou à clinica onde trabalhas) a um familiar ou amigo?
É a capacidade de administrares uma anestesia de forma indolor?
Fazer uma destartarização respeitando o conforto e bem estar?
A clinica ser gerida de forma eficiente?
Embora tudo isto seja importante, a capacidade de “transformar” um paciente em dois através de referenciação "boca a boca" não se trata apenas de oferecer um serviço de excelência, mas de criar uma experiência tão impactante que os pacientes não podem deixar de a partilhar com os seus familiares e amigos.
No centro desta transformação está o poder de fazer boas perguntas e ouvir verdadeiramente as respostas.
Podes fazer isso acontecer com estas 8 questões:
1. Como posso tornar a sua visita mais confortável hoje?
Um paciente confortável é um paciente feliz. Pequenos gestos de cuidado, ajustar a cadeira, oferecer uma explicação detalhada do procedimento ou fornecer uma manta podem melhorar significativamente a sua experiência. Estes toques de atenção fazem com que os pacientes se sintam cuidados e podem levar a avaliações e recomendações positivas.
2. Quais são as suas principais preocupações em relação à sua saúde e à saúde dos seus dentes?
Abordar de frente preocupações específicas mostra que priorizas o seu bem-estar, promovendo a confiança e a lealdade. Esta questão permite adaptar o teu atendimento às necessidades de cada paciente, garantindo que este se sente ouvido e compreendido. Quando os pacientes percebem que as suas preocupações são a tua prioridade, é mais provável que se tornem leais.
3. Quais são os seus objetivos de medicina dentária/saúde oral para o próximo ano?
Ajudar os pacientes a definir e a atingir os seus objetivos dentários mantém-nos envolvidos e comprometidos com o seu plano de tratamento. Quer o objetivo seja manter a saúde oral, melhorar a estética ou resolver um problema específico, apoiá-los na concretização desses objetivos fortalece a relação e aumenta a fidelização.
4. Como se sente em relação à aparência do seu sorriso?
Abrir uma conversa sobre o sorriso pode gerar oportunidades de tratamentos estéticos, que muitas vezes resultam em elevada satisfação. Os pacientes que se orgulham do seu sorriso têm maior probabilidade de partilhar a sua experiência positiva com os outros, proporcionando um caminho natural para a referenciação.
5. Que dúvidas tem sobre o seu plano de tratamento?
Uma comunicação clara sobre os planos de tratamento transparência, reduzindo a ansiedade e aumentando a confiança. Quando os pacientes compreendem totalmente as opções e os passos do tratamento, sentem-se mais em controle e têm maior probabilidade de recomendar-te a outras pessoas.
6. O que faz para se divertir?
Construir uma ligação humana é um longo caminho. Quando os pacientes se sentem reconhecidos e valorizados enquanto indivíduos (e não como “mais um”), é mais provável que recomendem outras pessoas. Perguntar sobre passatempos ou interesses pode criar uma relação que faça com que os doentes se sintam confortáveis e apreciados, transformando uma visita de rotina numa experiência agradável e personalizada.
7. Como foi a sua experiência hoje?
O feedback imediato permite resolver prontamente qualquer questão e reforça os aspetos positivos da visita, melhorando a percepção da experiência global. O feedback positivo serve para incentivo e motivação, enquanto o feedback construtivo pode ser utilizado para melhorar os serviços e mostrar aos pacientes que as suas opiniões são importantes.
8. Pergunta bónus: Formula a tua própria pergunta!
Elaborar uma pergunta que revele a tua personalidade pode ajudar a construir uma relação amigável. Sê tu. Dica: por vezes, um pouco de humor pode aliviar o ambiente e fazer com que os pacientes se sintam mais à vontade.
A minha pergunta para ti:
Que pergunta poderosa podes fazer aos teus pacientes para lhes mostrar que são verdadeiramente ouvidos e valorizados e inspirá-los a trazer familiares e amigos?